top of page

O Acervo Digital "Resistências Negras em Santa Catarina" é um projeto de pesquisa e extensão do grupo ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Nosso objetivo com este projeto é contribuir com a história e cultura afro-catarinense, brasileira e africana, no intuito de potencializar  a implementação da Lei 10639/03, nos currículos escolares e acadêmicos. 

Santa Catarina é um estado pluriétnico, multicultural e com grande diversidade sócio-racial. O censo de 2010 informa que Santa Catarina tem em seu território 960 mil pessoas autodeclaradas negras, constituindo 16% da população total.  Sua participação é ativa na produção agrícola, industrial, nas relações de comércio, na cultura e na educação.

Em SC também foram criados no século XX organizações e movimentos negros que tiveram atuação efetiva em prol do desenvolvimento do estado, contudo, esses ainda são temas pouco explorados na produção acadêmica catarinense. Para aprofundar o conhecimento sobre essas instituições é que foi proposto a construção do Acervo Digital "Resistências Negras em Santa Catarina", com a intenção de apresentar novas narrativas sobre a composição étnico-racial do estado catarinense.

bottom of page